terça-feira, 30 de agosto de 2011

Guardiola e o 3-3-4.

Após o que se viu no Camp Nou ontem, na goleada de 5-0 imposta pelo Barcelona sobre o Villareal, podemos fazer algumas analises táticas do jogo ontem.

O Barcelona jogou com apenas um zagueiro de posição, que era o Abidal, que no Barça joga como lateral esquerdo, e quando a dupla titular, Pique e Puyol não podem jogar, Abidal joga de zagueiro central, assim como ele faz na seleção francesa.

Como era o jogo de abertura para o Barcelona no campeonato espanhol, diante da sua torcida, Guardiola resolveu não colocar Marc Bartra e Andreu Fontàs para compor a zaga, eles podiam sentir a pressão num jogo de estréia, e Guardiola 'revolucionou' o Barça e o fez jogar num 3-4-3 diferente, (explico o desenho tático mais abaixo) já que não podia contar com Pique, Puyol, Maxwell e Adriano machucados e nem Dani Alves suspenso.

O time do Barça então foi escalado com Valdes, Abidal, Mascherano e Busquets, Keita, Thiago, Fabregas e Iniesta, Pedro, Sanchez e Messi.

Messi que na temporada passada jogou de falso '9' cedeu a posição para o Fabregas no campo e o Barcelona ontem jogou com 2 falsos centroavantes.

Pelo desenho tático o Barcelona não jogou no 3-4-3 em que muitos acham e sim, num 3-3-4, que antes era possível apenas em videogames. Guardiola leva a máxima de a melhor defesa é o ataque, e com a mobilidade dos jogadores do Barcelona e a rápida troca de passes, fazia esse 3-3-4 ser um 4-5-1 com apenas Messi no ataque, quando o Villareal atacava, com Keita sendo zagueiro e Busquets como um líbero e Mascherano fazendo a zaga pela direita..


1-Valdes, 22-Abidal, 16-Busquets, 14-Mascherano. 15-Keita, 11-Thiago, 8-Iniesta. 4-Fabregas, 10-Messi, 17-Pedro e 9-Alexis Sanchez.

Quando o Barcelona 'precisava' defender essa era a disposição tática:


Agora muitos comentaristas acham estranho de jogar com apenas um zagueiro de origem, mas como o Barcelona joga com uma defesa alta (quando o time tem a posse de bola, os zagueiros ficam quase na linha do meio-de-campo) então não era estranho o Barcelona de Guardiola que em todos os jogos teve mais posse de bola que o adversário (já são mais de 184 jogos) jogasse com volantes na zaga já que com a defesa alta, o Barcelona jogava apenas com um zagueiro de ofício e 5 meias, fazendo com que a posse de bola, e a troca de passes fosse ainda maior.

No jogo de ontem, a posse de bola foi de 74%, de acordo com o ESPN Deportes. Não será uma novidade nesse Barcelona de Guardiola que a cada ano, vai 'matando' o centro-avante fixo, um 9 de verdade tanto que vendeu Eto'o, Ibrahimovic e Bojan, para contar com jogadores que fazem duplas funções no ataque, Alexis Sanchez, Villa, contando com um fora de categoria chamado Lionel Messi, e com a chegada do Fabregas no time, nesse jogo, Guardiola matou mais uma posição no futebol, os zagueiros e laterais, fazendo com que o time jogue com apenas um zagueiro de ofício e volantes que voltam para marcar.